Combo Burger King

Santa-mariense participa de campanha publicitária do filme "Barbie"

Santa-mariense participa de campanha publicitária do filme

Foto: Divulgação

A fotógrafa publicitária Débora Lemos na produção da campanha publicitária do combo Barbie Land

De repente, a cor rosa começou a tomar proporções internacionais. O filme da Barbie, que não teve lançamento ainda, já conseguiu sair das telas do cinema e virou um fenômeno mundial.Marcas famosas estão apostando em produtos com a cor da famosa boneca, com o nome dela e até mesmo criando produtos alimentícios para acompanhar toda a repercussão do longa-metragem. Uma dessas empresas é o Burger King Brasil,que lançou um combo, com direito até uma maionese rosa. Outros perfis internacionais começaram a repercutir as fotos divulgadas. E não é que as peças publicitárias foram feitas pela santa-mariense e publicitária Débora Lemos? Ela já é conhecida por outros trabalhos com a empresa, como a parceria feita para o filme Homem-Aranha: Através do Aranhaverso. Em conversa com o Diário, Débora contou como foi o processo de produção e todo o sentimento de ver a repercussão internacional do trabalho.     

Em 11 de julho, começou a divulgação, em todas as redes sociais da rede de fast-food, de que um combo com a temática do longa seria lançado. No outro dia, a novidade já estava disponível em todas as lojas do país. O combo conta com um hambúrguer com maionese rosa (apelidado de pink burguer), um pacote de batatas-fritas (do Ken, claro. O companheiro não poderia faltar), shake de Nesquik, sabor morango, com donut rosa e embalagens personalizadas. O combo foi chamado de Barbie Land (ou Barbielândia). 

Além da fotografia

A fotógrafa publicitária Débora Lemos, 25 anos, formou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana (UFN). Desde criança, o interesse pela fotografia já era nítido. Débora conta da paixão por registros de pássaros e de tudo que enxergava pela frente. Na faculdade, começou a conhecer e interessar-se mais pela área. Mas o início mesmo veio durante a pandemia da Covid-19.

– Na pandemia, eu estava aprendendo por diversão, não tinha tantos clientes e fotografava dentro de casa. Eu comecei a fotografar os bastidores da produção também e nessa época surgiu os reels do Instagram. Eu grava timelapse (câmera rápida, para o tempo correr mais depressa) da montagem do cenário, de todo o processo e postava. Então, começou a crescer ali, as pessoas começaram a acompanhar e gostar – relembra.

Com o alcance dentro do nicho da fotografia, os trabalhos da publicitária começaram a ganhar visibilidade. O contato com o Burger King veio em outubro de 2022. Em um primeiro momento, Débora até pensou que a mensagem recebida poderia ser de uma conta fake. Porém, ela nem imaginava que, oito meses depois, o seu trabalho estaria repercutindo a nível internacional. 

“Estou realizando sonhos que eu nem sabia que tinha”

Foto: Divulgação

Para a produção do combo da Barbie, Débora conta que veio um briefing com várias referências, mas ela e a equipe puderam ter uma liberdade criativa grande. Todo o processo do trabalho para a divulgação do combo ocorreu em Sorocaba, interior de São Paulo. 

– Eu estava em viagem e realizamos todo o processo lá. Como tenho um estúdio dentro de casa, é mais compacto, eu consigo levar os equipamentos em viagens. Não é fácil, mas consigo. Para a pré-produção sempre vamos na loja buscar tudo que precisa. Nessa, compramos tinta para pintar as caixinhas, EVA com glitter para fazer o fundo e montamos o cenário que tínhamos planejado, foto a foto. 

No dia do trabalho, a equipe contou até com uma modelo de mãos para fazer a peça publicitária. Para Débora, a parte legal das campanhas com alimentos é experimentar o combo antes de todo mundo, dá um sentimento de exclusividade, comenta a fotógrafa. Por isso, quem não experimentou ainda o combo, fica a dica, porque a publicitária comentou sobre a vontade de: “guardar em um potinho a maionese rosa”.  

Em relação à grande repercussão, Débora descreve como um sentimento surreal. O canal norte-americano de notícias Pop Crave, com mais de 1 milhão de seguidores no Twitter, e o Instagram Indie 505, de língua espanhola, com mais de 500 mil seguidores, repostaram o conteúdo produzido para o BK. ​

​Sem falar de toda a repercussão nacional. O próprio fast-food mudou toda a estética das redes sociais, com inspiração nas fotos da campanha. Débora até fez uma publicação no Instagram, apenas com o alcance da produção.

​– O pessoal do BK começou a me mandar “olha só, onde está sua foto”. Tá sendo um hype gigante. Tudo que coloca a Barbie vira ouro, o pessoal está esperando muito. Estou realizando sonhos que eu nem sabia que tinha. Às vezes, imaginamos coisas para nossa vida, mas nem tudo acontece como pensamos. Nunca imaginei, nem sonhava que de dentro de casa poderia conquistar isso, fico muito feliz mesmo. 

Foto: Reprodução

Expectativa para o filme

A fotógrafa publicitária confessa que, no início, não estava tão ansiosa para assistir ao filme. Porém, agora tudo mudou, em especial, quando saiu o primeiro trailer. 

– No filme, a Barbie está em casa e desce voando para o carro. Isso é muito legal, porque quando brincávamos, nós fazíamos isso com ela, como se ela voasse mesmo. Então, pensaram muito nesses detalhes. Fiquei muito animada. Estou vendo se já vou até na estreia. 

O filme de Greta Gerwig traz detalhes da boneca (pelo menos as cenas lançadas), que remetem à infância de várias pessoas, como as roupas, os gestos com as mãos e no caminhar da atriz australiana Margot Robbie. Enfim, todo o fenômeno Barbie já alcançou proporções além da sétima arte, e Débora pode dizer que conseguiu participar de uma parte disso.  

Outras marcas com produtos da boneca     

  • Riachuelo – A loja está com uma coleção que traz diversas roupas e artigos para o lar que remetem ao estilo da boneca. A Casa Riachuelo apresenta enxoval para cama, almofadas, linha de banho, com toalhas e roupões, além de peças de mesa, como jogos americanos, garrafas, canecas e jogos de pratos, além de acessórios. Inspirados no clássico slogan “you can be anything” (você pode ser tudo que quiser)
  • Renner – Com moletons, casacos, blusas, acessórios e bolsas, a loja de varejo Renner lançou uma coleção só para os amantes. No estilo Barbiecore, como os internautas estão chamando
  • Starbucks – Depois da maionese rosa, vem o café rosa. No Starbucks, em algumas lojas, já é possível encontrar o Menu Secreto, que possui entre outras opções o Barbie Pink Frappuccino. A bebida possui creme de baunilha, pitaya e blueberry na sua composição. Além disso, os consumidores podem levar para casa copos e xícaras no estilo Barbiecore

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